Bolos nunca foram a minha praia, aliás a cozinha no geral! Mas bolos sempre foram um bom drama. Mesmo antes de fazer transição para vegetarianismo em que só tinha de seguir a receita, os bolos raramente saíam bem. Houve uma época que fiz várias vezes bolo de bolacha incrível, mas tudo o que envolvia ir ao forno… esquece! Ora não cresciam, ou cresciam até tirar do forno, ainda houve versões de metade de bolo fofo e outra metade “enqueijada”! Para esquecer! O sabor até estava lá quando provava a massa, mas conto pelos dedos quando saíram bem. Afinal não conto, porque não me lembro de uma única vez que tenha corrido bem. Shame!
Talvez porque gosto de ser muito prática na cozinha, não sou fã de processos muito morosos e que fique à mercê que o forno contribua para o sucesso da receita, ou mesmo por falta de jeito.
Quando a minha alimentação passou a ser vegetariana, ainda antes de ser estrita, sobremesas não eram algo que me preocupava, mas tinha curiosidade. No primeiro workshop em que participei (aqui) vi um bolo ser feito à minha frente, com a minha participação e vi uma luz ao fundo do túnel. Sou mais do salgado do que do doce, mas um bolinho calha sempre bem.
E foi isso, nunca fiz um bolo de jeito enquanto tinha todos os ingredientes tradicionais disponíveis e depois quando a dificuldade da maioria das pessoas é saber como substituir ovos, eu passei a fazer bolos de jeito e a receber elogios de quem os provava.
Por isso se ainda tens dúvidas que é possível fazer um bolinho fofo, e ainda por cima vegano, segue esta receita, vê e prova por ti!
Tenho um daqueles forninhos pequeninos de bancada, e é nesse que faço os bolos e crescem por isso acredita, é super simples e vai resultar! 😉
Ingredientes:
2 chávenas de Farinha (gosto de usar de espelta, neste caso usei integral que o deixa mais denso)
1 chávena Açúcar mascavado
1 c. sopa de Fermento
1 c sobremesa Sal
1 c café Bicarbonato de sódio
1 chávena de sumo natural de Laranja
½ chávena de Bebida vegetal (para bolos gosto de usar de soja )
½ chávena de Óleo vegetal (uso de girassol extraído a frio, mas podes usar normal)
Preparação:
Juntar os secos todos, posteriormente juntar os líquidos, e mexer envolvendo.
Levar numa forma untada ao forno por 25 minutos a 180º.
Pessoalmente gosto de bolos sequinhos, mas se o desejares mais húmido, podes sem recorrer a grandes caldas, espremer meia laranja e quando ele sai do forno ainda morninho, colocar ou pincelar com o sumo da laranja como cobertura! Fica ainda mais docinho.
Quando experimentares deixa aqui o teu feedback! <3
Comenta aqui